O uso dos dados favorece o mapeamento de problemas, a escolha de prioridades, a implementação e avaliação das políticas públicas e do desempenho dos governos. Também contribui com o engajamento comunitário e a identificação de quem se encontra em situação mais vulnerável.
Deve envolver a comunidade, as organizações sociais, os profissionais da gestão pública e os tomadores de decisão. Estes atores podem tanto fomentar a demanda por informações estatísticas, quanto recorrer a elas.
Quando as políticas públicas se baseiam em evidências, aumenta-se a probabilidade de resultados positivos e sustentáveis para a vida de crianças e adolescentes, hoje e no futuro.
Metodologia
Os dados ocupam uma posição cada vez mais central no desenho, implementação e avaliação das políticas públicas, sobretudo com o crescente esforço pela ampliação da transparência da informação. Pensando nisso, o desenvolvimento do CADÊ Paraná vincula-se a um ciclo metodológico* que segue parâmetros estabelecidos para pesquisa com dados.
É composto pelas seguintes etapas:
Procedimentos de coleta e sistematização da informação.
Tratamento e análise.
Desenvolvimento de plano de comunicação e incidência com enfoque na agenda pública.
*Inspirado no CADÊ BRASIL, a estratégia de incidência política baseada em dados fundamenta-se nas metodologias: Kids Count, proposta pela Annie E. Casey Foundation (EUA); e Infancia Cuenta, desenvolvida pela Red por los Derechos de la Infancia en México (REDIM).
O Cadê Paraná é um projeto do Centro Marista de Defesa da Infância
Acesse nosso site para conhecer mais sobre o Centro de Defesa e os outros projetos.
Visite o site