Cadê Paraná

Conheça o CADÊ Paraná

O CADÊ Paraná, desenvolvido pelo Centro Marista de Defesa da Infância, defende e incentiva o uso de evidências na elaboração, monitoramento e controle social de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.

O uso dos dados favorece o mapeamento de problemas prioritários, a implementação e avaliação das políticas públicas e do desempenho dos governos. Também contribui com o engajamento comunitário e a identificação de quem se encontra em situação mais vulnerável. Deve envolver a comunidade, as organizações sociais, os profissionais da gestão pública e os tomadores de decisão. Estes atores podem tanto fomentar a demanda por informações estatísticas, quanto recorrer a elas no engajamento público.

Quanto maior for a procura e a oferta por dados, maior será a qualidade do seu uso. Quando operados no âmbito das políticas públicas, aumenta-se a probabilidade de resultados virtuosos e sustentáveis para a vida de crianças e adolescentes, hoje e no futuro.

 

Metodologia

Os dados ocupam uma posição cada vez mais central no desenho, implementação e avaliação das políticas públicas, sobretudo com o crescente esforço pela ampliação da transparência da informação. Pensando nisso, o desenvolvimento do CADÊ Paraná vincula-se a um ciclo metodológico* que segue parâmetros estabelecidos para pesquisa com dados. É composto pelas seguintes etapas:
1 - Procedimentos de coleta e sistematização da informação;
2 - Armazenamento, tratamento e análise;
3 - Desenvolvimento de plano de comunicação e incidência com enfoque na agenda pública.


*Inspirado no CADÊ BRASIL, a estratégia de incidência política baseada em dados fundamenta-se nas metodologias: Kids Count, proposta pela Annie E. Casey Foundation (EUA); e Infancia Cuenta, desenvolvida pela Red por los Derechos de la Infancia en México (REDIM).


Vídeos