O CADÊ Paraná, desenvolvido pelo Centro Marista de Defesa da Infância, é uma plataforma que facilita o acesso a dados e promove ações de incidência política com foco nos direitos de crianças e adolescentes do estado do Paraná. Parte da premissa de que a análise de informações é fundamental na transformação das suas condições de vida.
Com a ferramenta tecnológica é possível visualizar, medir e analisar dados oficiais dos 399 municípios do estado, distribuídos em oito dimensões. Os indicadores monitorados são atualizados periodicamente, de acordo com a informação mais recente das bases oficiais. Alguns deles, desagregados por ano, gênero, idade, cor ou raça, e situação domiciliar, o que permite identificar com maior precisão quem se encontra em desvantagem e gerar evidências para a defesa de direitos.
A Plataforma reconhece que o uso dos dados favorece o mapeamento de problemas prioritários, a implementação e avaliação das políticas públicas e do desempenho dos governos; o engajamento comunitário e a identificação de quem se encontra em situação mais vulnerável. Deve envolver a comunidade, as organizações sociais, os profissionais da gestão pública e os tomadores de decisão. Estes atores podem tanto fomentar a demanda por informações estatísticas, quanto recorrer a elas no engajamento público.
Quanto maior for a procura e a oferta por dados, maior será a qualidade do seu uso. Quando operados no âmbito das políticas públicas, aumenta-se a probabilidade de resultados virtuosos e sustentáveis para a vida de crianças e adolescentes, hoje e no futuro.
Os dados ocupam uma posição cada vez mais central no desenho, implementação e avaliação das políticas públicas, sobretudo com o crescente esforço pela ampliação da transparência da informação. Pensando nisso, o desenvolvimento do CADÊ Paraná vincula-se a um ciclo metodológico* que segue parâmetros estabelecidos para pesquisa com dados. É composto pelas seguintes etapas:
1 - Procedimentos de coleta e sistematização da informação;
2 - Armazenamento, tratamento e análise;
3 - Desenvolvimento de plano de comunicação e incidência com enfoque na agenda pública.
A plataforma tecnológica, responsável por tornar acessível a informação coletada, é constituída por um sistema de monitoramento de indicadores, subsidiado por dados estatísticos de fontes oficiais como IBGE, INEP, DATASUS, TSE. A definição destes indicadores segue os seguintes critérios: relevância, inteligibilidade, confiabilidade, comparabilidade, disponibilidade, realidade e estabilidade.
O CADÊ também disponibiliza dossiês com um conjunto de dados sobre cada município, que caracterizam com maior precisão a realidade local. Por reconhecer que diferentes objetivos exigem diferentes tipos de informação, recorre, ainda, a dados qualitativos. Os informes temáticos publicados periodicamente ajudam a situar os indicadores estatísticos no âmbito de um contexto mais amplo, combinando-os com a realidade social e política.
*Inspirado no CADÊ BRASIL, a estratégia de incidência política baseada em dados fundamenta-se nas metodologias: Kids Count, proposta pela Annie E. Casey Foundation (EUA); e Infancia Cuenta, desenvolvida pela Red por los Derechos de la Infancia en México (REDIM).