O uso dos dados favorece o mapeamento de problemas, a escolha de prioridades, a implementação e avaliação das políticas públicas e do desempenho dos governos. Também contribui com o engajamento comunitário e a identificação de quem se encontra em situação mais vulnerável.

Deve envolver a comunidade, as organizações sociais, os profissionais da gestão pública e os tomadores de decisão. Estes atores podem tanto fomentar a demanda por informações estatísticas, quanto recorrer a elas.

Quando as políticas públicas se baseiam em evidências, aumenta-se a probabilidade de resultados positivos e sustentáveis para a vida de crianças e adolescentes, hoje e no futuro.

O CADÊ Paraná é um projeto do Centro Marista de Defesa da Infância para incidência política baseada em dados.

Metodologia

Os dados ocupam uma posição cada vez mais central no desenho, implementação e avaliação das políticas públicas, sobretudo com o crescente esforço pela ampliação da transparência da informação. Pensando nisso, o desenvolvimento do CADÊ Paraná vincula-se a um ciclo metodológico* que segue parâmetros estabelecidos para pesquisa com dados.

É composto pelas seguintes etapas:

01.

Procedimentos de coleta e sistematização da informação.

02.

Tratamento e análise.

03.

Desenvolvimento de plano de comunicação e incidência com enfoque na agenda pública.

*Inspirado no CADÊ BRASIL, a estratégia de incidência política baseada em dados fundamenta-se nas metodologias: Kids Count, proposta pela Annie E. Casey Foundation (EUA); e Infancia Cuenta, desenvolvida pela Red por los Derechos de la Infancia en México (REDIM).

O Cadê Paraná é um projeto do Centro Marista de Defesa da Infância

Acesse nosso site para conhecer mais sobre o Centro de Defesa e os outros projetos.

Visite o site